fbpx

Reconstrução de mama

A reconstrução da mama é um procedimento que restaura o formato dos seios após a perda dos mesmos. É realizada em mulheres que passaram pela mastectomia, uma cirurgia de remoção das mamas feita em casos de tratamento para o câncer nessa região.

Para a reconstrução da mama, é feito um implante com prótese de silicone que remodela o seio. Outra alternativa é o uso de tecidos do próprio corpo da mulher para reconstruir a mama. Pode ser realizada em conjunto com a mastectomia, durante o mesmo procedimento, ou meses depois, em outra ocasião.

O que esperar da reconstrução da mama

O procedimento devolve a silhueta que a mulher tinha antes da mastectomia. No entanto, não é possível recriar exatamente o mesmo visual ou ter a mesma sensibilidade dos seios naturais. Mesmo assim, mulheres que passaram pelo procedimento relatam vantagens para a autoestima. O seio ganha contorno e simetria, o que evita a necessidade de usar enchimentos sob a roupa.

Podem ser necessárias mais de uma cirurgia para reconstrução da mama e do mamilo. As cicatrizes ficam aparentes e podem ser maiores ou menores, dependendo da técnica utilizada.

Como é feita a reconstrução da mama

A cirurgia é feita no centro cirúrgico, com sedação intravenosa ou anestesia geral. A reconstrução da mama pode necessitar de tecidos, músculo ou gordura de outras partes do corpo. É feita a retirada desses retalhos e, depois, o enxerto para a expansão do tecido.

Pode ser necessária a colocação de uma prótese de silicone. A decisão sobre a técnica é tomada em conjunto entre paciente e cirurgião plástico. 

Tire todas as suas dúvidas sobre este procedimento agendando uma consulta. Sinta-se feliz com o seu corpo e eleve sua autoestima.