fbpx

Redução mamária

A redução mamária é uma cirurgia de mamoplastia que diminui o tamanho dos seios. É um procedimento indicado para mulheres que se incomodam com o volume das mamas.

As queixas mais frequentes são de dores nas costas ou no pescoço e costas encurvadas causadas pelo peso dos seios. A questão estética também costuma motivar a cirurgia, para que a mulher se sinta bem com seu corpo e ganhe autoestima. O objetivo da cirurgia de redução mamária é tornar os seios mais proporcionais ao corpo e aliviar o desconforto.

Na consulta prévia com o cirurgião, o médico vai avaliar o estado geral de saúde da paciente, questionar sobre o histórico familiar, fazer medições dos seios, alinhar expectativas e pedir exames. Também é necessário se consultar com o anestesista para se informar sobre qual anestésico será usado.

Como é a operação de redução mamária

A operação é feita com anestesia geral e leva cerca de duas horas. São feitas incisões para retirada da gordura em excesso na região mamária, além de tecido glandular e pele. As cicatrizes resultantes podem ser em formato de T, L ou I, e ficam escondidas sob o biquíni ou o sutiã.

O cirurgião faz o reposicionamento da mama e, para apresentar um resultado mais harmônico e proporcional, geralmente é feita também a redução da aréola. O fechamento das incisões pode ser por pontos ou fita cirúrgica.

Para as mulheres que tem os seios grandes e caídos, existe a opção de realizar a redução mamária em conjunto com a mastopexia, para levantar as mama

Recuperação após redução mamária

A recuperação leva cerca de uma a duas semanas, prazo no qual são retirados os pontos. A mulher pode retomar as atividades rotineiras após esse período, mas ainda precisa evitar os movimentos bruscos com os braços e o tronco. É preciso usar um sutiã específico, dormir de barriga para cima e tomar medicamentos para dor nos primeiros dias após a cirurgia.

Saiba mais sobre redução mamária - confira o artigo:

Redução mamária: cirurgia que devolve
a sua saúde e a autoestima