fbpx

Otoplastia

É uma cirurgia que corrige o posicionamento das orelhas (orelhas de abano), suas formas ou proporções. O objetivo do procedimento é harmonizar a forma natural das orelhas, tornando-as proporcionais ao rosto, de maneira equilibrada.

É uma cirurgia bastante comum em crianças e pode ser realizada a partir da fase pré-escolar, entre os 5 e 7 anos de idade, quando as orelhas estão completamente desenvolvidas. No entanto, pode ser feita também por adultos que estejam insatisfeitos com o formato das orelhas ou para corrigir procedimentos anteriores.

Como é feita

É realizada em centro cirúrgico. Em crianças, é usada a anestesia geral, enquanto para os adultos, é indicada a anestesia local com sedação. A decisão sobre o melhor método é tomada pelo cirurgião.

As incisões geralmente são feitas na parte de trás das orelhas. São usadas técnicas para reduzir a cartilagem da concha, que é a parte mais profunda do ouvido, e aumentar ou criar o anti-hélice, na parte mais superficial, na borda da orelha.

Recuperação após a otoplastia

Os resultados são visíveis logo após a remoção dos curativos, no caso das orelhas de abano. É preciso usar ataduras ao redor da cabeça para proteger o local e garantir o posicionamento correto das orelhas.

É normal sentir dor e coceira nas primeiras horas após o procedimento. O inchaço e a vermelhidão melhoram em poucos dias. A retomada das atividades para as crianças pode levar de 3 a 7 dias, enquanto para os adultos bastam 2 dias.

Tire todas as suas dúvidas sobre este procedimento agendando uma consulta. Sinta-se feliz com o seu corpo e eleve sua autoestima.