fbpx

Toxina botulínica

A toxina botulínica – também conhecida como botox – é uma proteína produzida por uma bactéria, chamada Clostridium botulinum. Ao ser aplicada no rosto, por meio de uma injeção, causa bloqueios nervosos e relaxamento na musculatura facial. O resultado é uma pele mais firme, descontraída e sem marcas de expressão, como rugas e pés de galinha.

A aplicação mais comum da toxina botulínica é para fins estéticos, mas a substância é bastante útil para outros usos. Pode ser empregada no tratamento de estrabismo, distúrbios do movimento, sequelas de lesões do sistema nervoso central, esclerose múltipla, mal de Parkinson, tiques nervosos, cefaleias (dores de cabeça) e hiperidrose (excesso de suor).

Indicações para uso da toxina botulínica

  • Suavizar linhas de expressão facial e rugas aprofundadas (no canto dos olhos, na testa, no pescoço, entre outras)
  • Reposicionar sobrancelhas
  • Excesso de transpiração nas mãos, axilas ou pés
  • Tratamentos médicos 

Como é realizado o procedimento

A toxina botulínica é aplicada por meio de uma injeção, feita por um médico. Não é necessária a anestesia. O procedimento é ambulatorial e leva cerca de 15 minutos. A quantidade de injeções varia conforme a necessidade e as características pessoais.

Não é necessário um prazo para repouso após a aplicação. É normal sentir dor ou ter inchaço na região em que foi aplicada a injeção. Os efeitos começam a ser vistos entre uma e duas semanas após a aplicação e duram entre quatro a seis meses. Para manter a aparência desejada, é indicado repetir o procedimento periodicamente, para que as aplicações durem mais tempo.

Tire todas as suas dúvidas sobre este procedimento agendando uma consulta. Sinta-se feliz com o seu corpo e eleve sua autoestima.