A lipoaspiração é a cirurgia plástica que aspira o excesso de gorduras acumuladas em determinadas partes do corpo. Mas é preciso ser realista com a expectativa e o resultado. O sucesso do procedimento exige respeito às individualidades e às formas de cada um.
Não é uma opção satisfatória para pessoas que são obesas, muito flácidas ou sedentárias, por exemplo. Não funciona como tratamento para emagrecer. Também não altera características genéticas.
A lipo é ideal para quem quer eliminar a gordura que teima em não sair com exercícios físicos nem hábitos saudáveis. Ela remodela o corpo, melhora o contorno e a proporção, resultando em um visual mais definido.
Entenda, neste post, como é feita a lipoaspiração, as principais técnicas e quanto é possível eliminar de gordura.
Cirurgia plástica lipoaspiração: quem pode fazer
A lipoaspiração é usada para tratar o acúmulo de gordura localizada no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele.
Pode ser feita isoladamente ou em associação a outros procedimentos, como abdominoplastia, mastopexia, prótese de silicone, facelift, entre outros. Vamos falar sobre eles logo mais.
Os pré-requisitos para ser um candidato à lipo são:
- Gozar de boa saúde;
- Estar com peso muito próximo do normal, com Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30;
- Ter firmeza e maleabilidade na pele, para que possa se adaptar ao novo formato do corpo;
- Possuir músculos tonificados;
- Não ter desordens que possam prejudicar a cicatrização, nem ofereçam risco de vida;
- Ser realista quanto à expectativa e o resultado;
- Estar disposto a cumprir à risca as orientações médicas.
Quanta gordura é possível eliminar com a lipoaspiração
Em uma única operação, é possível remover um volume de gordura que corresponda a um percentual entre 5% e 7% do peso do corpo. Esse é o limite considerado seguro para uma cirurgia tão complexa.
A lipo é um procedimento extremamente popular. Está em segundo lugar na lista das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Isso não é pouca coisa, afinal, os brasileiros são campeões mundiais em cirurgias plásticas estéticas.
Por ser tão difundida, pode dar a impressão de ser uma operação simples ou banal. Ao contrário: é complexa e exige cuidados, desde a escolha do cirurgião até o pós-operatório.
Como é feita a lipoaspiração
Como toda cirurgia plástica, começa com a consulta com o cirurgião plástico. Procure um especialista, busque referências, confira se é certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). O centro cirúrgico deve ser autorizado pela Vigilância Sanitária.
Duração
Em média, pode durar entre 3 e 4 horas, mas esse prazo depende de diversos fatores.
Varia conforme a parte do corpo que será trabalhada, as condições de saúde do paciente, a técnica utilizada e se haverá outros procedimentos associados.
Partes do corpo mais comuns para lipo
As áreas do corpo mais comuns para o tratamento são:
- Abdômen
- Flancos (pneuzinhos)
- Coxas
- Braços
- Pescoço (papada)
- Cintura
- Costas
- Joelho
- Peito
- Bochechas
- Queixo
- Pernas
- Tornozelos
Anestesia
Na lipoaspiração, podem ser usados os seguintes tipos de anestesia:
- Local: para a manipulação de pequenas áreas;
- Regional: pode ser a raquidiana ou peridural, bloqueia os nervos que serão envolvidos no procedimento;
- Geral: para áreas maiores, o paciente fica totalmente desacordado.
Outra possibilidade é a sedação intravenosa. Quem vai determinar a escolha do tipo de anestesia é a equipe médica, que envolve o anestesista e o cirurgião, com base nas condições do paciente.
Durante a cirurgia plástica lipoaspiração
Basicamente, a lipoaspiração é feita da seguinte forma: por meio de uma incisão, é inserida uma cânula no tecido adiposo. Esse tubo oco e muito fino fica conectado a um aparelho de sucção, que aspira a gordura para fora do corpo.
Mas claro que, na prática, não é tão simples assim. Existem diversas técnicas possíveis, que podem ser usadas conforme a decisão do cirurgião e a necessidade do paciente.
Tipos de Lipoaspiração
Lipoescultura: é similar à lipoaspiração comum, porém, a gordura retirada pode ser recolocada em outra parte do corpo que precise de contorno.
Lipo HD: é uma técnica que busca valorizar a definição muscular, removendo a gordura bem próxima da parede dos músculos.
Vibrolipo: a diferença dessa técnica é que a cânula inserida no tecido subcutâneo faz vibrações para estimular a quebra da molécula gordurosa.
Lipo vaser: utiliza um aparelho de ultrassom para separar e romper a gordura de forma homogênea.
Laser: junto à cânula, é inserida uma fibra ótica, por meio da qual é emitido o laser, facilitando a quebra da gordura antes da sucção.
Hidrolipo: feita com a infiltração de uma solução, composta de soro fisiológico e outras substâncias, para facilitar a dissolução do tecido adiposo.
Minilipo: é a lipoaspiração comum, feita em uma área menor do corpo, com anestesia local.
Associada a outros procedimentos
A lipoaspiração remove o acúmulo da gordura que teima em não sair. Mas se o paciente quiser outras melhorias na aparência, é possível fazer a lipo associada a outras cirurgias.
As mais comuns são:
Lipo e abdominoplastia
Indicada para quem quer reduzir o excesso de pele na barriga, além de eliminar o acúmulo de gordura. A associação é tão comum que as cirurgias são consideradas complementares. São procuradas por pessoas que passaram por uma grande redução de peso.
Como é retirada uma parte da pele, o umbigo é recolocado ou, até mesmo, refeito. Eventuais cicatrizes, estrias ou tatuagens que estejam na região podem ser removidas.
Lipo e silicone
Para quem deseja levantar os seios, ao mesmo tempo em que elimina a gordura, a prótese de silicone pode ser uma opção.
Outros procedimentos relacionados aos seios e que podem ser associados à lipo são a mamoplastia de redução e a mastopexia. A lipo remove a gordura na lateral das mamas e da axila, enquanto as demais remodelam o formato dos seios.
Lipoaspiração da face e Facelift
A lipoaspiração pode retirar o excesso de gordura do rosto, especialmente na papada e no pescoço. Em associação ao facelift, a cirurgia proporciona um contorno mais harmonioso da face, com reposição da pele e tonificação muscular.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente. Diga sobre qual assunto você tem mais dúvida que trazemos a informação para o blog.
Ficou interessado na lipoaspiração? Agende uma consulta!
Publicado por: Dr. Francisco Santos Neto – Cirurgião Plástico | CRMSC 23170 | RQE 14041