fbpx

Cirurgião plástico em Blumenau: confiança e segurança no procedimento cirúrgico

Cirurgião plástico em Blumenau: como escolher o melhor profissional

A escolha de um cirurgião plástico em Blumenau – ou em qualquer outra cidade – passa por uma série de critérios, que vamos apresentar neste artigo. O sonho de melhorar a aparência e a saúde pode ser conquistado com as diversas possibilidades que a cirurgia plástica oferece. Mas para que o sonho não vire um pesadelo, é preciso que você faça a seleção certa do profissional que vai lhe atender.

Ao optar pela cirurgia plástica, as pessoas pensam no procedimento e nos resultados desejados. Mas se esquecem de ter atenção na escolha do cirurgião, que deve ter a formação e a qualificação adequadas para o que você deseja fazer. Nem todos os médicos são especializados em qualquer procedimento.

Sabemos que é preciso ter um planejamento para passar por uma cirurgia plástica, inclusive do ponto de vista financeiro. Mas não caia na tentação de fazer a opção pelo mais barato, pois esse não deve ser o critério principal para sua satisfação com os resultados.

Lembre-se: o que está em jogo é a sua saúde, segurança e aparência. Como todo procedimento cirúrgico, a plástica envolve alguns riscos. A melhor forma de evitá-los é estar cercada de bons profissionais. Então, para ajudar você na escolha do melhor cirurgião plástico em Blumenau, veja as dicas a seguir.

Dicas para a escolha do melhor cirurgião plástico em Blumenau

Blumenau é uma cidade grande, com cerca de 360 mil habitantes, que oferece excelente qualidade de vida e dispõe de uma economia pujante. Além disso, conta com renomadas instituições de ensino que são referência na região e no Estado de Santa Catarina.

Sendo assim, é uma cidade que oferece excelentes condições para a realização de procedimentos médicos com profissionais qualificados. Então, por onde começar e quais são os critérios para escolher o melhor cirurgião plástico em Blumenau? É o que vamos mostrar agora. Confira:

Busque referências de cirurgião plástico em Blumenau

Esse é o primeiro passo e o mais básico. Peça indicações de pessoas próximas ou médicos de sua confiança. Uma boa pesquisa na internet também ajuda. Mas não pare por aí: pode ser que o profissional que atendeu sua vizinha não seja o ideal para você, por mais capacitado que ele seja.

Procure médicos habilitados e locais credenciados

Todos os cirurgiões plásticos devem ser certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) e ter o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM). A cirurgia plástica é uma modalidade complexa que exige, pelo menos, 12 anos de estudo para formação e especialização. São 6 anos de graduação em Medicina, mais 3 anos de residência em cirurgia geral e 3 anos em cirurgia plástica.

Além da qualificação do médico, o procedimento deve ser realizado num ambiente que seja adequado e autorizado pelos órgãos competentes. O estabelecimento – seja uma clínica ou hospital – deve ter alvará de funcionamento da prefeitura municipal e licença emitida pela Vigilância Sanitária.

Confira se o médico está atualizado

A cirurgia plástica é um procedimento em constante evolução. Então, além de ter o registro, o profissional deve se manter atualizado com as novas técnicas e tecnologias disponíveis. Verifique se ele participa de eventos da área, se dá aulas sobre o tema ou costuma escrever artigos relacionados ao procedimento que você deseja fazer.

Certifique-se sobre a experiência do cirurgião

Somada à formação e ao treinamento adequados, o médico deve ter experiência no tipo de resultado que você está buscando. Alguns cirurgiões se especializam em determinado procedimento. A cirurgia plástica é uma arte que melhora com a prática. Ter realizado o procedimento diversas vezes ao longo dos anos é um indicador de que o médico terá a habilidade que você precisa.

Marque uma consulta

Agende um horário e faça entrevistas com os profissionais que você selecionou. Veja uma lista de perguntas que você pode fazer:

  • Quantas cirurgias ele já fez (na especialidade que você deseja);
  • Quais são as qualificações do médico;
  • Quais são os riscos e complicações possíveis;
  • Como será o pós-operatório e como o médico vai lhe acompanhar;
  • O que acontece se você não gostar do resultado;
  • Quanto tempo vai levar o procedimento;
  • Como será feito;
  • Que tipo de anestesia será usada (você terá de marcar uma consulta com o anestesista também);
  • Como é a intensidade da dor;
  • Quais são os resultados esperados e quanto tempo eles vão durar, etc.

Perceba como você se sente

Preste atenção a como você se sente com o médico. Por mais qualificado que seja, pode ser que você não se sinta à vontade com ele, seja por intuição ou outro motivo não evidente.

Para atender às suas expectativas, com respeito, ética e compromisso com a sua segurança, o cirurgião plástico deve se preocupar com seus sentimentos, seu estado geral de saúde e bem-estar. Deve ter empatia, compaixão e ser atencioso. Além disso, deve estar disponível para tirar suas dúvidas e se comunicar bem sobre a importância dos cuidados pré, durante e pós operatórios.

Peça comprovação de resultados

Muitos cirurgiões mantém arquivos de fotos de “antes e depois” de seus pacientes. Você pode pedir para conferir os registros no consultório. Vale checar imagens pós-operatórias que sejam de, pelo menos, um ano depois do procedimento. É quando passam os efeitos da cicatrização.

Importante destacar que os médicos não podem divulgar publicamente essas imagens pré e pós operatórias. Essa prática é proibida pela SBPC e pelo CFM no Brasil. Então se o profissional que você buscou faz essa divulgação, desconfie de sua honestidade.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre como encontrar o melhor cirurgião plástico em Blumenau. Aproveite e marque uma consulta para que possamos fazer uma avaliação sua e indicar o procedimento ideal para atender ao seu desejo de melhorar o visual, com segurança, ética e confiabilidade.

Publicado por: Dr. Francisco Santos Neto – Cirurgião Plástico | CRMSC 23170 | RQE 14041

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM