Saiba o que esperar da recuperação de prótese de mama e entenda a importância do movimento dos braços nesse período.

Recuperação de prótese: o protocolo de fast-track

Saber como é a recuperação de prótese está entre as principais dúvidas da mulher que deseja realizar esse procedimento. Existe o receio de que seja necessário um repouso muito longo ou que haverá desafios para retomar a rotina. Isso é mito e, nesse post, vamos mostrar por quê.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível voltar a movimentar o braço horas após a cirurgia! Sim, hoje existe uma técnica que permite a você mexer os braços suavemente desde o primeiro dia. Esse comportamento faz com que sua rotina seja retomada de forma mais rápida.

O cuidado no pós-operatório é determinante para o sucesso do implante de silicone nos seios. As recomendações médicas precisam ser seguidas rigorosamente, para que o resultado seja satisfatório.

Para não ser pega de surpresa sobre a recuperação de prótese, saiba o que esperar e como ter uma melhor experiência nessa etapa final.

Qual o tempo de recuperação de prótese

Essa é a pergunta que a maioria das mulheres faz. A verdade é que isso depende. São vários “tempos” de recuperação e, aos poucos, as atividades normais vão sendo retomadas.

De qualquer forma, podemos classificar a recuperação de uma cirurgia de prótese em 5 etapas principais. Cada uma exige cuidados específicos, mas permite novas atividades. Conheça:

Primeiras 24 horas

Esteja preparada para ficar internada no hospital por, pelo menos, 6 a 8 horas. Esse é o prazo necessário para se recuperar da anestesia, enquanto a equipe médica monitora se você está bem.

Assim que passam os efeitos da anestesia, é natural que você se sinta um pouco tonta e dolorida. Isso é normal e dura poucas horas.

Você vai precisar de ajuda para voltar para casa. Por enquanto, você não poderá dirigir nem fazer muito esforço. Sendo assim, combine com alguém para lhe buscar no hospital e passar a noite em sua companhia.

A fisioterapia é iniciada cerca de 2 a 3 horas após o término da cirurgia. Nesse momento você iniciará com a movimentação dos braços. Tire as primeiras 24 horas para descansar, mas não fique parada. Você poderá sair para jantar fora e até mesmo passear no shopping se estiver disposta.

 

Entre 1 e 7 dias

Esses primeiros dias são os que apresentam mais desconforto. É normal ficar dolorida ou com sensação de pressão na mama . Os medicamentos analgésicos irão ajudar no controle da dor e as drenagens linfáticas podem ajudar com a sensação de pressão.

Os curativos utilizados pela nossa equipe são impermeáveis e não precisam ser trocados em casa.  O banho está liberado! Se puder ter ajuda, melhor, pois você pode se sentir tonta na primeira vez após a cirurgia.

Em nenhum momento você deve ficar parada ou de cama. A movimentação normal do dia a dia é saudável e ajuda a prevenir tromboses. O principal cuidado é não levantar peso maiores do que 15 quilos com os braços ou fazer esforço físico.

Os movimentos completos dos braços estão liberados. Pode voltar a dirigir em torno de 48 a 72 horas após a cirurgia, caso esteja se sentindo bem. O retorno ao trabalho também pode ocorrer nesse período, desde que não haja esforço com os braços.

Entre 7 a 90 dias

Nessa etapa, a vida volta praticamente ao normal. Em 15 dias, pode retomar a rotina de exercícios aeróbicos mais leves. Lembre-se de que seus seios estão maiores e mais pesados, portanto, precisam de um top com boa sustentação.

Em 6 a 8 semanas, os exercícios de força são liberados. Assim como levantar pesos maiores que 15 kg.

Nessa fase, a mama ainda está inchada. Se a prótese estiver atrás do músculo, em dual plane, o inchaço pode demorar um pouco mais para sair e a mama demora mais tempo para ter o formato final.

Entre 6 a 12 meses

Passados todos os processos de redução de inchaço e posicionamento da prótese no local certo, você pode conferir o resultado da cirurgia de prótese de mama.

Mais sobre a recuperação de prótese

Outros fatores importantes sobre o pós-cirúrgico da cirurgia de silicone:

Sutiã cirúrgico

Comece a se acostumar com o sutiã cirúrgico. Ele será seu amigo do peito por um prazo de 1 a 3 meses. O item é importante para evitar sangramento e manter a prótese no lugar. Escolha um modelo especializado pós-operatório, para não incomodar nem provocar alergias.

Volta ao trabalho

Não existe um prazo específico para o repouso domiciliar, mas geralmente fica entre 3 e 7 dias.

Se a sua atividade profissional não envolve pegar peso maior de 15 kg, você pode voltar ao trabalho em 3 dias caso se sinta confortável. Após 3 dias também estará liberada para dirigir.

Alimentação

Especialmente nas primeiras 24 horas de recuperação de prótese de mama, dê preferência para uma alimentação mais leve.

  • Reduza o sal para evitar inchaço;
  • Escolha sopas, saladas, gelatina e alimentos de fácil digestão;
  • Evitar leguminosas (feijão, lentilha) e outros alimentos que dão gases.

Sono

Cuidado na hora de dormir nos primeiros dias. Deite de barriga para cima para não pressionar os seios. Mantenha os braços ao longo do corpo e use travesseiros para ficar mais confortável. Uma sugestão é usar uma almofada triangular para elevar o tronco.

Esperamos que tenha gostado das informações! Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. 

Publicado por: Dr. Francisco Santos Neto – Cirurgião Plástico | CRMSC 23170 | RQE 14041

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM